Desenvolvimento do sistema de comércio mundial no Brasil


ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO. Comércio e desenvolvimento. Os acordos da OMC reconhecem a ligação entre comércio e desenvolvimento e contêm disposições especiais para os países em desenvolvimento. Mais de dois terços dos membros da OMC são classificados como países em desenvolvimento. Na Conferência Ministerial de Doha, em novembro de 2001, Os Ministros lançaram a Agenda de Desenvolvimento de Doha Com esta Agenda, os membros da OMC colocaram as questões de desenvolvimento e os interesses dos países em desenvolvimento no cerne do trabalho da OMC. Na Declaração Ministerial de Hong Kong de 2005, os membros enfatizaram a importância central do desenvolvimento para o Doha Ao mesmo tempo, foi lançada a Iniciativa de Ajuda ao Comércio, destinada a ajudar os países em desenvolvimento a construir capacidade de oferta para expandir o comércio. Na Conferência Ministerial de Bali em dezembro de 2017, os ministros adotaram uma série de decisões no âmbito do pilar do desenvolvimento, Incluindo os destinados a impulsionar o comércio de países menos desenvolvidos. Ew window Promoção do comércio para os países em desenvolvimento. ITC Fórum abre em nova janela Revista do Centro de Comércio Internacional. Development Gateway abre em uma nova janela fornece ferramentas de informação e serviços para apoiar o desenvolvimento internacional. Dispositivos de tratamento especial e diferenciado. Especificamente aos países em desenvolvimento e aos países menos desenvolvidos. PMA Algumas dessas disposições são designadas como disposições de tratamento especial e diferenciado. O último documento da OMC que estabelece a implementação desta decisão relativa ao acesso ao mercado livre de direitos aduaneiros e sem contingentes para os PMA, Membros a melhorarem a sua cobertura DFQF existente uma decisão na área do comércio de serviços que inicia um processo para ajudar os PMDs a assegurar o acesso preferencial ao mercado para os seus serviços e fornecedores de serviços Além disso, foi adoptada uma decisão sobre o algodão que visa aumentar a transparência e monitorização do comércio Relacionados com o desenvolvimento, bem como o Desde o lançamento da Rodada de Doha em novembro de 2001, as questões de comércio e desenvolvimento relacionadas ao tratamento especial e diferenciado foram negociadas na reunião do CTD em Sessão Especial. Atualmente, dois Grupos de Trabalho da OMC foram criados durante a Reunião Ministerial de Doha Em Novembro de 2001.Outros órgãos da OMC também consideram as questões comerciais e de desenvolvimento. Construir a capacidade comercial. Apoiar os países em desenvolvimento a participarem mais plenamente no sistema comercial global é um dos objectivos da OMC. A Ajuda ao Comércio ajuda os países em desenvolvimento a melhorar a sua capacidade Para aproveitar as oportunidades oferecidas pelo sistema comercial multilateral. As atividades de assistência técnica relacionadas com o comércio da OMC fornecem capacitação a funcionários de países em desenvolvimento para apoiar o desenvolvimento de capacidades comerciais. A OMC também apoia o A Organização Mundial do Comércio (OMC) organiza regularmente uma série de Em relação a questões de particular importância para os países em desenvolvimento a cada ano. ORGANIZAÇÃO DO COMÉRCIO COMUNITÁRIA. COMPRENDER OS PRINCÍPIOS DA OMC Princípios do sistema comercial. Os acordos da OMC são longos e complexos porque são textos jurídicos abrangendo uma vasta gama de atividades Eles tratam da agricultura, Têxteis e vestuário, serviços bancários, telecomunicações, compras governamentais, padrões industriais e segurança de produtos, regulamentações de saneamento de alimentos, propriedade intelectual e muito mais. Mas uma série de princípios simples e fundamentais funcionam em todos esses documentos. Esses princípios são a base do comércio multilateral Um olhar mais atento sobre estes princípios. Clique no botão para abrir um item. Uma árvore para navegação no site será aberta aqui se você habilitar o JavaScript em seu navegador.1 MFN de nação mais favorecida tratando outras pessoas igualmente Nos acordos da OMC, Discriminar entre seus parceiros comerciais Conceder a alguém um favor especial, como um rato de alfândega inferior E para um de seus produtos e você tem que fazer o mesmo para todos os outros membros da OMC. Este princípio é conhecido como tratamento de nação mais favorecida MFN ver caixa É tão importante que é o primeiro artigo do Acordo Geral sobre Tarifas e Comércio O GATT que rege o comércio de bens NMF é também uma prioridade no Acordo Geral sobre Comércio de Serviços do Artigo 2 do GATS e no Acordo sobre os Aspectos dos Direitos de Propriedade Intelectual Relacionados ao Comércio TRIPS Artigo 4, embora em cada acordo o princípio seja tratado de forma ligeiramente diferente Por exemplo, os países podem estabelecer um acordo de livre comércio que se aplique apenas aos bens comercializados dentro do grupo discriminando contra mercadorias de fora Ou eles podem dar aos países em desenvolvimento Países um acesso especial aos seus mercados Ou um país pode levantar barreiras contra produtos que são considerados negociados injustamente de países específicos E nos serviços, co Em regra geral, a NMF significa que cada vez que um país abaixa uma barreira comercial ou abre um mercado, tem que fazê-lo para os mesmos bens ou Serviços de todos os seus parceiros comerciais, sejam eles ricos ou pobres, fracos ou fortes. 2 Tratamento nacional Tratando igualmente os estrangeiros e os locais As mercadorias importadas e produzidas localmente devem ser tratadas igualmente, pelo menos após a entrada dos produtos estrangeiros no mercado. Direitos de autor e patentes Este princípio de tratamento nacional que dá aos outros o mesmo tratamento que os seus próprios nacionais encontra-se também nos três principais acordos da OMC, o artigo 3.º do GATT do artigo 17.º do GATS eo artigo 3.º do TRIPS, embora mais uma vez o princípio é tratado de forma ligeiramente diferente em cada um destes. O tratamento nacional aplica-se apenas uma vez que um produto, serviço ou item de intelle Por conseguinte, a cobrança de direitos aduaneiros sobre uma importação não é uma violação do tratamento nacional, mesmo que os produtos produzidos localmente não sejam cobrados de um imposto equivalente. O comércio de mercadorias gradualmente, através da negociação de volta ao topo. Os meios mais óbvios para encorajar o comércio Os obstáculos em questão incluem direitos aduaneiros ou tarifas e medidas, tais como proibições de importação ou quotas que restringem as quantidades de forma selectiva De tempos em tempos, outras questões como a burocracia e as políticas cambiais também foram discutidas. Desde a criação do GATT Em 1947-48, houve oito rodadas de negociações comerciais. A nona rodada, no âmbito da Agenda de Desenvolvimento de Doha, está em andamento. Inicialmente, elas se concentravam em baixar os direitos alfandegários sobre bens importados. Como resultado das negociações, em meados da década de 1990, As taxas de direitos aduaneiros aplicáveis ​​aos bens industriais tinham caído de forma constante para menos de 4.Mas, nos anos oitenta, as negociações Os acordos da OMC permitem que os países introduzam mudanças gradualmente, através da liberalização progressiva Os países em desenvolvimento são normalmente mais tempo para cumprir as suas obrigações. Precisabilidade através de ligação e transparência de volta ao topo. Às vezes, prometendo não aumentar uma barreira comercial pode ser tão importante quanto diminuir um, porque a promessa dá às empresas uma visão mais clara de suas oportunidades futuras Com estabilidade e previsibilidade, Criado e os consumidores podem desfrutar plenamente os benefícios da escolha da concorrência e preços mais baixos O sistema multilateral de comércio é uma tentativa dos governos para tornar o ambiente empresarial estável e previsível. A Ronda do Uruguai aumentou bindings. Percentages de tarifas vinculadas antes e após as conversas 1986-94 . Na OMC, quando os países acordam em abrir os seus mercados de bens ou serviços, vinculam os seus compromissos. Para as mercadorias, estas obrigações equivalem a limites máximos das taxas aduaneiras. Por vezes Em países desenvolvidos, as taxas efectivamente cobradas e as taxas consolidadas tendem a ser as mesmas. Um país pode alterar as suas obrigações, mas apenas depois de negociar com as suas taxas de juro. Uma das realizações das negociações comerciais multilaterais do Uruguay Round foi aumentar a quantidade de comércio sob compromissos vinculativos ver tabela Na agricultura, 100 produtos têm agora tarifas consolidadas O resultado de todos Um nível substancialmente mais elevado de segurança do mercado para investidores e investidores. O sistema tenta melhorar a previsibilidade ea estabilidade de Ell Uma maneira é desencorajar o uso de cotas e outras medidas usadas para estabelecer limites em quantidades de importações administrando cotas pode levar a mais burocracia e acusações de jogo injusto Outro é fazer com que os países as regras comerciais tão clara e transparente quanto possível Muitos Os acordos da OMC exigem que os governos revelem publicamente as suas políticas e práticas no país ou notificem a OMC. A vigilância regular das políticas comerciais nacionais através do Mecanismo de Revisão das Políticas Comerciais constitui um outro meio de incentivar a transparência tanto a nível interno como multilateral. Às vezes descrita como uma instituição de livre comércio, mas isso não é inteiramente exato. O sistema permite tarifas e, em circunstâncias limitadas, outras formas de proteção. Mais precisamente, é um sistema de regras dedicadas a uma concorrência aberta, justa e não distorcida. Não discriminação, o tratamento NMF eo tratamento nacional são concebidos para assegurar condições de comércio equitativas. N exportações a custos inferiores para obter quotas de mercado e subsídios As questões são complexas e as regras tentam estabelecer o que é justo ou injusto e como os governos podem responder, nomeadamente cobrando direitos de importação adicionais calculados para compensar danos causados ​​por práticas injustas Comércio. Muitos dos outros acordos da OMC visam apoiar a concorrência leal na agricultura, propriedade intelectual, serviços, por exemplo O acordo sobre contratos públicos um acordo plurilateral, porque é assinado por apenas alguns membros da OMC estende as regras de concorrência para compras por milhares de governo Entidades em muitos países E assim por diante. Encouraging desenvolvimento e reforma econômica de volta ao topo. O sistema da OMC contribui para o desenvolvimento Por outro lado, os países em desenvolvimento precisam de flexibilidade no tempo que tomam para implementar os acordos do sistema e os próprios acordos herdar o anterior Disposições do GATT que permitem uma assistência especial e concessões comerciais para países em desenvolvimento. Três quartos dos membros da OMC são países em desenvolvimento e países em transição para economias de mercado Durante os sete anos e meio da Rodada Uruguai, mais de 60 desses países implementaram programas de liberalização comercial de forma autónoma. Ao mesmo tempo, os países em desenvolvimento e as economias em transição foram muito mais Activos e influentes nas negociações da Rodada Uruguai do que em qualquer rodada anterior, e estão ainda mais presentes na atual Agenda de Desenvolvimento de Doha. No final da Rodada Uruguai, os países em desenvolvimento estavam preparados para assumir a maioria das obrigações Países desenvolvidos. Mas os acordos deram-lhes períodos de transição para se adaptarem às mais desconhecidas e talvez difíceis disposições da OMC, particularmente para os países mais pobres e menos desenvolvidos. Uma decisão ministerial adoptada no final da ronda diz que os países mais favorecidos devem acelerar Implementação de compromissos de acesso ao mercado de bens exportados pelos países menos desenvolvidos, Mais recentemente, os países desenvolvidos começaram a permitir importações com isenção de direitos e isenção de contingentes para quase todos os produtos dos países menos desenvolvidos. Em tudo isso, a OMC e seus membros ainda estão passando por um processo de aprendizagem. A actual Agenda de Doha para o Desenvolvimento inclui preocupações dos países em desenvolvimento sobre as dificuldades que enfrentam na implementação dos acordos da Rodada Uruguai. O sistema de comércio deve ser sem discriminação um país não deve discriminar entre seus parceiros comerciais dando-lhes igualmente o status de nação mais favorecida ou MFN e Não devem discriminar entre seus próprios produtos e os estrangeiros, serviços ou nacionais que lhes dão tratamento nacional. Barreiras de freerias que caem através de negociação. Empresas estrangeiras previsíveis, investidores e governos devem estar confiantes de que barreiras comerciais, incluindo tarifas e barreiras não-tarifárias, não deveriam ser levantadas arbitrariamente As taxas aduaneiras e os compromissos de abertura de mercado estão vinculados. mais competitivas desestimulando práticas desleais como subsídios à exportação e dumping de produtos abaixo do custo para ganhar quota de mercado. mais benéfico para os países menos desenvolvidos dar-lhes mais tempo para ajustar, maior flexibilidade e privilégios especiais. Isto soa como uma contradição Ele sugere um tratamento especial , Mas na OMC significa efectivamente não discriminação, tratando virtualmente a todos igualmente. É isso que acontece Cada membro trata todos os outros membros igualmente como parceiros comerciais mais favorecidos Se um país melhora os benefícios que dá a um parceiro comercial, tem Para dar o mesmo melhor tratamento a todos os outros membros da OMC para que todos eles permaneçam mais favorecidos. A nação mais favorecida nação MFN nem sempre significam igualdade de tratamento Os primeiros tratados bilaterais de MFN criaram clubes exclusivos entre as negociações mais favorecidas de um país Parceiros Nos termos do GATT e agora da OMC, o clube MFN já não é exclusivo O princípio NMF garante que cada país trate seus mais de 140 colegas Mas há algumas exceções. Uma revista trimestral do FMI. Todos os países têm muito mais a ganhar do que a perderem com a abertura de seus mercados. Com o início de uma nova rodada de negociações comerciais, a comunidade internacional deve se comprometer a buscar mais Embora muitos aspectos dos fluxos de capital de globalização, migração e problemas ambientais tenham captado a atenção mundial nos anos 90, há mais de um século, a força motriz por trás da integração global tem sido o crescimento do comércio de bens e serviços Ao final do vigésimo Será que o impulso da reforma comercial será sustentado nos setores agrícola e de serviços, que são críticos para as perspectivas econômicas futuras dos países em desenvolvimento Ou as nações sucumbirão a uma reação crescente contra as reformas, recuando As suas fronteiras e desperdiçando oportunidades de crescimento. Benefícios do comércio. Tradicionalmente, a liberalização do Em primeiro lugar, quando as tarifas são reduzidas, os preços relativos mudam e os recursos são realocados para atividades de produção que aumentam os rendimentos nacionais. As reduções tarifárias implementadas após as negociações comerciais do Uruguay Round foram concluídas em 1994, -0 4 por cento Em segundo lugar, benefícios muito maiores de longo prazo se acumulam à medida que as economias se ajustam à inovação tecnológica, às novas estruturas de produção e à mudança de padrões de concorrência. Esses benefícios serão tão importantes no futuro quanto no passado. Pesquisas empíricas indicam que a liberalização do comércio tem efeitos poderosos sobre o desempenho das empresas. As importações crescentes disciplinaram as empresas domésticas na Costa do Marfim, na Índia e na Turquia, forçando-as a aproximar os preços dos custos marginais, reduzindo assim as distorções criadas pelo poder monopolista A liberalização do comércio pode aumentar permanentemente a produtividade de uma empresa, à medida que a empresa obtém acesso a Por exemplo, aumentaram a produtividade, diversificando o uso de insumos intermediários. A produtividade aumenta quando as empresas estão expostas a clientes internacionais exigentes e as melhores práticas de As empresas nacionais também podem se beneficiar da oportunidade de reengenharia de produtos de empresas estrangeiras. De fato, as diferenças na produtividade de empresas exportadoras e não exportadoras diminuem com a venda de produtos no exterior, conforme estudos da Colômbia, México, Marrocos e Província de Taiwan da China O Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio O GATT assumiu esse papel por cinco décadas, até que seu sucessor, o Comitê Mundial de Comércio OMC, foi criada em 1995. Sua sede em Genebra, atende aos interesses dos países em desenvolvimento, facilitando a reforma comercial, proporcionando um mecanismo para solucionar disputas, fortalecendo a credibilidade das reformas comerciais e promovendo regimes comerciais transparentes que reduzam os custos de transação. Em 1987, 65 países em desenvolvimento eram membros do GATT. Em 1999, a OMC inclui entre seus membros 110 países em desenvolvimento e em transição cujas exportações representam aproximadamente 20% das exportações mundiais. O crescente número e complexidade das questões negociadas na OMC suscitaram perguntas Sobre a adequação dos conhecimentos técnicos disponíveis para os países em desenvolvimento em suas capitais nacionais e em suas missões em Genebra. No entanto, em 1997, os países industrializados enviaram uma média de 6 8 funcionários para acompanhar as atividades da OMC em Genebra, Eles não estão tão bem representados em Genebra, desenvolvendo c Para resolver este problema, o Banco Mundial, em conjunto com outras instituições multilaterais, desenvolveu o Quadro Integrado para o Comércio e o Desenvolvimento nos Países Menos Desenvolvidos, o qual é descrito No Relatório sobre o Desenvolvimento Mundial 2000 do Banco Mundial. Manter o ímpeto da reforma. Os políticos agora enfrentam a tarefa de manter o impulso para a reforma comercial criada pela conclusão das negociações comerciais da Rodada Uruguai e de muitas iniciativas comerciais regionais de alto nível Preocupações sobre o efeito Do comércio, particularmente sobre a desigualdade de renda, a pobreza eo meio ambiente e sobre o financiamento de redes de segurança social têm recebido muita atenção nos últimos anos Alguns observadores temem que o aumento da concorrência das importações está prejudicando o trabalho doméstico e, de fato, pode ser a causa do aumento da renda Desigualdades observadas em algumas economias industriais e são Se a liberalização do comércio fosse abrandada, interrompida ou mesmo revertida. Se isso acontecesse, o número e o tamanho dos mercados de exportação abertos aos países em desenvolvimento diminuiriam. A ideia de que o aumento das importações está ligado à crescente desigualdade de renda é altamente controversa. Essa pesquisa não nega que a desigualdade de renda está aumentando, mas sugere que erupção de novas barreiras comerciais é improvável para resolver este problema urgente. Além disso, a pesquisa empírica descobriu que as importações de países em desenvolvimento têm efeitos menores sobre os salários e o emprego nos países industrializados. Há pouca justificativa econômica para tratar os trabalhadores afetados pela concorrência comercial de maneira diferente dos trabalhadores afetados pela concorrência doméstica, os choques macroeconômicos, a adoção de novas tecnologias ou qualquer outra mudança econômica que necessite de ajuste As políticas de ajuste econômico devem ter como objetivo reduzir o impacto adverso De todos os choques, qualquer que seja a sua fonte. Essas empresas estão levando uma reação contra a liberalização do comércio, tanto nos países em desenvolvimento quanto nos industrializados. Além das autoridades de lobby, as empresas que compõem as importações usam leis antidumping que ainda estão em vigor Permitido pelas regras da OMC para alegar prejuízo de produtos despejados por concorrentes estrangeiros um bem é dito ser despejado se o seu preço de exportação é menor do que o preço no seu mercado interno ou o custo médio de produção Antidumping leis permitem aos países impor direitos sobre produtos estrangeiros Que se verificou terem sido objecto de dumping e ter causado um prejuízo importante a uma indústria nacional. Até ao início dos anos 90, os principais utilizadores destas leis foram a Austrália, o Canadá, a Comunidade Europeia, a Nova Zelândia e os Estados Unidos. Número de economias em desenvolvimento, como Argentina, Brasil, Índia, Coréia, México e África do Sul, também começaram a usá-las. Os países em desenvolvimento iniciaram menos de 20% de todas as ações antidumping no final da década de 1990, esse número subiu para cerca de 50%. Os países em desenvolvimento também se tornaram alvos de ações antidumping próximas à taxa dos países industrializados. De ações antidumping contra empresas estrangeiras ameaçam enfraquecer um dos principais benefícios das regras comerciais globais acesso estável e previsível aos mercados estrangeiros Embora não haja nenhuma razão econômica para fazê-lo, as leis antidumping tratam a concorrência das empresas estrangeiras de forma diferente da concorrência das empresas domésticas. A paridade entre empresas estrangeiras e nacionais poderia ser restabelecida por um acordo internacional para eliminar as leis antidumping e aplicar políticas nacionais que governam a concorrência doméstica à concorrência das importações. Ou seja, se houver um problema antitruste, deve ser tratado de outra forma, Os próximos 25 anos. Como as novas reformas podem estimular o crescimento Nas primeiras décadas do século XXI, a reforma comercial em duas áreas de produtos e serviços agrícolas, em combinação com o crescimento das redes internacionais de produção e desenvolvimento urbano, transformará a economia global Comércio de produtos agrícolas O aumento dos rendimentos dos consumidores está mudando a demanda por produtos agrícolas de alto valor agregado e longe de produtos homogêneos congelados, enlatados e processados ​​Queda dos custos de transporte permite que as empresas forneçam novos mercados com produtos frescos Além disso, Os produtos agrícolas disponíveis, os avanços na biotecnologia podem ter um impacto importante nos países em desenvolvimento cujos climas sustentam apenas uma estreita faixa de culturas agrícolas básicas. Mas as exportações podem ser limitadas se a infra-estrutura doméstica e as regulamentações comerciais de um país não permitirem uma entrega rápida. Levam a pedidos de O debate sobre a política comercial agrícola é susceptível de englobar não apenas o acesso ao mercado, mas também os métodos de produção. O acordo da Ronda do Uruguai sobre o comércio de produtos agrícolas estabeleceu as bases para a futura liberalização Os países acordaram em converter os produtos agrícolas não - Os limites máximos semelhantes foram acordados para as exportações e os subsídios internos. A vantagem desta abordagem é que converte uma ampla gama de distorções comerciais em três políticas comerciais observáveis, Infelizmente, muitos países aproveitaram esta oportunidade para converter suas barreiras não tarifárias em tarifas consolidadas extremamente elevadas. Para três commodities amplamente negociadas, arroz, cereais secundários e açúcar, muitos governos fixaram as tarifas máximas bem acima da média real Tarifas cobradas em 1986-88. Estas tarifas são altamente Em primeiro lugar, elevando os preços domésticos acima dos preços mundiais, tornam os alimentos mais caros para os consumidores. Em segundo lugar, aumentam os custos das empresas nacionais de processamento de alimentos, tornando-os menos competitivos nos mercados de exportação. Estes custos económicos devem ser acrescentados aos criados pelos subsídios à exportação para a agricultura e aos impostos que financiam estes subsídios. A próxima ronda de negociações comerciais multilaterais deve procurar reduções substanciais tanto da ajuda agrícola Barreiras comerciais e barreiras de mercado criadas por monopólios estatais que comercializam produtos agrícolas. As vantagens da biotecnologia introduziram um novo fator na política comercial agrícola regulamentações sanitárias e fitossanitárias Às vezes, essas regulamentações são instrumentos particularmente contundentes, impondo restrições às importações que vão muito além do que É necessária para proteger a saúde humana O Acordo sobre Medidas Sanitárias e Fitossanitárias, negociado durante a Rodada Uruguai, estabelece um equilíbrio entre essas preocupações e restrições desnecessárias, garantindo que as regulamentações não discriminem deliberadamente os fornecedores estrangeiros Uma exigência fundamental é que as normas nacionais se baseiem em evidências científicas e nada impede que essas normas sejam mais elevadas do que as normas internacionais. Mas mesmo regulamentos aparentemente inobjetivos baseados em evidências científicas podem ser contestados ea implementação deste acordo colocará mais fardos na OMC S mecanismo de solução de controvérsias Os peritos que ouvem os casos submetidos à OMC podem muito bem ter que avaliar o caso científico de cada protagonista, bem como as implicações para o comércio internacional. Comércio e investimento estrangeiro em serviços Mudanças na tecnologia, demanda e estrutura econômica fará A troca de servi Uma forma cada vez mais importante de comércio no século XXI A queda dos custos de comunicação eo uso de padrões internacionais comuns para alguns serviços profissionais contribuíram para o salto de 25% no comércio de serviços em 1994-97 As apostas na liberalização do comércio de serviços são altas Porque a maioria de indústrias usam serviços como entradas à produção As indústrias de manufacturing necessitam o acesso barato e de confiança às redes globais da comunicação e de transporte para manter o desempenho de exportação Com produtos que tornam-se cada vez mais tempo-sensível o resultado de vidas mais curtas do produto e just - Assegurou que um fornecedor pode entregar as mercadorias necessárias a tempo Sistemas de transporte ineficientes podem impedir que as indústrias domésticas se juntem às redes de produção globais. Os mesmos princípios fundamentais subjacentes às reformas da política comercial nos serviços e bens As medidas que dão às empresas estrangeiras maior acesso aos mercados internos aumentarão a concorrência, Preços, melhorar quali Mas a política comercial para os serviços deve ter em conta questões importantes que não surgem no comércio de bens O comércio de serviços envolve, em geral, a circulação de pessoas ou de capitais para além das fronteiras nacionais, especialmente quando são criadas novas filiais. Serviços para a concorrência internacional podem exigir mudanças nas políticas de investimento estrangeiro direto e migração, tanto temporária quanto permanente. A Rodada Uruguai produziu o Acordo Geral sobre Comércio de Serviços GATS, cujo principal contributo foi estabelecer um quadro de regras comerciais entre os setores de serviços. Dos setores de serviços e dos modos de oferta é limitado, no entanto, sob o GATS, apenas 25% dos setores de serviços nos países industrializados e apenas 7% nos países em desenvolvimento estarão totalmente expostos à concorrência internacional. O estabelecimento de empresas atualmente impedem o Em que os países em desenvolvimento têm uma vantagem comparativa. Em termos prospectivos, há uma margem substancial para uma maior liberalização de muitos sectores de serviços, tanto nos países em desenvolvimento como nas economias industriais. Uma vez que a competitividade destes sectores difere de Países, as negociações que englobam uma ampla gama de setores, em vez de apenas alguns setores em que um país ou grupo de países tem uma vantagem, oferecem mais espaço para acordos mutuamente benéficos. Nos últimos anos, proporcionaram benefícios económicos substanciais. Mas manter o impulso da reforma comercial será um desafio fundamental para os próximos 25 anos. A continuação da liberalização dos sectores agrícola e dos serviços, em particular, trará benefícios consideráveis ​​para as economias em desenvolvimento. A nova abertura ao comércio tem sido associada É necessário reforçar uma série de ajustamentos económicos, tais como as disparidades regionais e sectoriais e a migração interna para as cidades. As instituições do mercado de trabalho, incluindo os regimes para melhorar a mobilidade da mão-de-obra e melhorar as competências, Da reforma do comércio são amplamente compartilhados por todos os segmentos da população, tranquilizando aqueles que sofrem inicialmente com o lançamento de reformas que seu bem-estar a longo prazo será seguro. A maximização das oportunidades de desenvolvimento oferecidas pela expansão do comércio internacional exigirá um quadro estável e previsível Das instituições A codificação dos direitos, responsabilidades e políticas de todas as partes em instituições de base ampla facilitará o caminho da liberalização do comércio e da reforma do desenvolvimento ao longo dos próximos 25 anos A próxima ronda de negociações comerciais oferece uma excelente oportunidade para prosseguir uma ampla gama de Abordagem da reforma da política comercial. Este artigo é baseado 2 Relatório do Banco Mundial sobre o Desenvolvimento Mundial 2000 2000 Ingresso no século XXI Nova York Oxford University Press para o Banco Mundial. Simon J Evenett foi membro da equipe que produziu o World Development Report 1999 2000 do Banco Mundial.

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